CORONAV√ćRUS: Tel√™maco Borba tem 40 casos notificados

"Todas as notifica√ß√Ķes pelos servi√ßos de sa√ļde de s√≠ndromes respirat√≥rias constam no boletim como casos em investiga√ß√£o.

Por Portal Curiúva com assessoria de comunicação em 26/03/2020 às 16:40:20

O Comit√™ Intersetorial de Enfrentamento ao COVID-19 (COMCOVID-19) informa que em Tel√™maco Borba, no dia 26 de mar√ßo, existem 40 casos notificados, sendo que quatro deram resultado negativo, um positivo e 35 s√£o suspeitos. Ainda sobre estes casos, quatro pessoas s√£o residentes em outros municípios.

O COMCOVID-19 destaca que tratam -se de casos devidamente notificados com sintomas respiratórios e critério epidemiológico. A Secretaria Municipal de Saúde informa que vem monitorando continuamente os casos e assim que tiver um resultado enviado do LACEN divulgar√° as informa√ß√Ķes ao público.

DADOS REAIS

Os Técnicos da Regional de Saúde e Vigil√Ęncia Municipal avaliaram os dados e informa√ß√Ķes recebidas da Secretaria de Estado da Saúde. As diverg√™ncias entre o boletim do Estado e os Dados informados pelo município se deve a um conjunto de pontos levantados como, a duplicidade de dados, diverg√™ncia de datas e pelo fato de que os servi√ßos est√£o notificando no Sistema do Ministério da Saúde, de acordo com a portaria ministerial 454/2020, os casos de síndromes respiratórias (estado gripal). Porém, nem toda notifica√ß√£o de Síndrome Respiratória, quer dizer que o caso seja considerado suspeito de COVID-19.

Somente após an√°lise clínica, e posterior valida√ß√£o com os servi√ßos de epidemiologia da regional ou estado é que se define se aquele paciente é um suspeito em potencial e verifica a necessidade, ou n√£o, da coleta de amostra para a realiza√ß√£o de testes.

A própria Secretaria Estadual de Saúde apontou esta diverg√™ncia de dados em seu boletim do dia 25 de mar√ßo 2020.

CONFIRA O TRECHO DO BOLETIM ONDE O ESTADO EXPLICA OS DADOS:

"Todas as notifica√ß√Ķes pelos servi√ßos de saúde de síndromes respiratórias constam no boletim como casos em investiga√ß√£o.

A medida cumpre a Portaria n¬ļ 454/2020, do Ministério da Saúde, que estabelece novos critérios e procedimentos.

Diariamente os servi√ßos de saúde dos 399 municípios do Paran√° notificam os atendimentos de síndromes respiratórias via sistema, isso explica o aumento di√°rio significativo nos números em investiga√ß√£o. Porém, nem toda notifica√ß√£o quer dizer que o caso seja considerado como suspeito.

A Portaria do Ministério da Saúde exige a notifica√ß√£o imediata. Após isto, o servi√ßo de saúde municipal, através da an√°lise clínica, define se aquele paciente é um suspeito em potencial e verifica a necessidade, ou n√£o, da coleta de amostra para a realiza√ß√£o de testes, ou seja, o número de casos em investiga√ß√£o n√£o significa que todos s√£o considerados suspeitos".

Atualizado no dia 26 de mar√ßo, às 13h30.

Elis Rosa

Coment√°rios

Absoluta multimarcas