Nos últimos dias, um caso envolvendo estudantes universitários viralizaram nas redes sociais e provocaram forte repercussão pública devido a atitudes discriminatórias e desrespeitosas. O fato ocorreu no Centro Universitário UNIFATEB, em Telêmaco Borba, no Paraná, onde alunas zombaram de uma colega cadeirante. O episódio resultou em expulsão das alunas.
Caso UNIFATEB: Alunas zombam de colega cadeirante
Um vídeo gravado por alunas do UNIFATEB mostra cenas de deboche contra uma colega com deficiência física. Em um trecho, uma das estudantes diz: “Cadeirante riu da nossa cara, porque não levantou e não foi rir na nossa frente”, seguido de um canto ofensivo: “Ei, aleijadinha... com as duas pernas sem movimento é mais fácil tirar a calcinha”.
O conteúdo, inicialmente postado nas redes das próprias envolvidas, viralizou e gerou revolta na comunidade local.
Reação da instituição:
A UNIFATEB emitiu uma nova nota oficial na noite desta sexta-feira, 11 de abril, afirmando que as alunas tiveram seus contratos rescindidos e foram desligadas da faculdade. A instituição reforçou que respeito, inclusão e dignidade humana são valores inegociáveis.
Desdobramentos:
- O caso está sendo tratado como capacitismo (discriminação contra pessoas com deficiência), e a universidade ofereceu apoio à vítima e sua família.
INTEGRA