O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou uma nova investigação comercial que pode resultar na aplicação de tarifas adicionais sobre a importação de madeira. A medida, anunciada no sábado (1º), pode afetar diretamente exportadores do Brasil, além de países como Canadá e Alemanha.
A decisão amplia as tarifas já existentes sobre a madeira macia canadense e a taxa de 25% sobre produtos do Canadá e do México, prevista para entrar em vigor ainda em março.
Peter Navarro, ex-assessor comercial da Casa Branca, afirmou que a investigação busca impedir a prática de dumping por grandes exportadores. “Esses países estão despejando madeira em nossos mercados às custas de nossa prosperidade econômica e segurança nacional”, declarou.
O memorando assinado por Trump determina que o secretário de Comércio, Howard Lutnick, conduza a investigação com base na Seção 232 do Trade Expansion Act de 1962. O processo pode abranger não apenas madeira bruta, mas também produtos derivados, como móveis e armários de cozinha, fabricados a partir de madeira exportada dos EUA.