A partir de 14 de janeiro, o Instagram vai descontinuar todos os filtros feitos por terceiros, o que inclui tanto os de joguinhos como os de beleza. Serão mantidas apenas as opções criadas pela Meta.
Anúncio de fim de filtros foi feito em agosto de 2024. Na ocasião, o Instagram informou que iria desativar a plataforma Spark, usada por criadores e marcas para criar aplicações e filtros de realidade aumentada (tecnologia que combina elementos digitais com o mundo real).
Com o fim da plataforma Spark, filtros de criadores e feitos por marcas não serão mais disponibilizados. Nas propriedades da Meta haverá apenas filtros feitos pela própria empresa. Depois de 14 de janeiro de 2025, filtros criados por terceiros ficarão inativos no Instagram, Messenger e Facebook.
Quando lançamos a plataforma há sete anos, a realidade aumentada era uma novidade para a maioria dos usuários. Desde então, a imaginação, inovação e criatividade de nossa comunidade de criadores de RA expandiram o alcance da tecnologia para centenas de milhões de pessoas nas plataformas da MetaNota da Meta sobre o fim dos filtros, em agosto de 2024
Não custa lembrar que, apesar da remoção do Instagram, as pessoas poderão aplicar filtros usando outros apps. A grande mudança é que os filtros de terceiros não estarão mais disponíveis para uso dentro do app.
Empresa não dá detalhes sobre razão do fim dos filtros. Diz apenas que decisão "é parte de esforços para focar em produtos que vão atender melhor às necessidades futuras de nossos consumidores e clientes corporativos".