Curta nossa página no Facebook e fique por dentro dos fatos que acontecem na região e em todo Paraná
Neste feriadão de XV de Novembro, a cidade de Londrina foi sede da 10ª edição dos Jogos Paradesportivos do Paraná (Parajaps). A competição foi realizada entre os dias 11 a 15 de novembro e atletas de quatro municípios da região do Norte Pioneiro participaram dos jogos. A reportagem da Folha esteve presente no evento acompanhando de perto as disputas e as conquistas dos atletas.
A competição contou com a participação de atletas com deficiência motora, auditiva e intelectual. Os jogos contaram com as modalidades de goalball, basquetebol, natação, handebol, bocha, atletismo, xadrez, tênis de mesa, golf7, futsal, voleibol sentando, parataekwondo, paraciclismo, paracanoagem e parabadminton.
A região do Norte Pioneiro esteve representada por atletas das Apaes (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) dos municípios de Siqueira Campos, Pinhalão, Ribeirão do Pinhal e Ibaiti.
O grande destaque ficou com a cidade de Siqueira Campos onde os atletas conquistaram o primeiro lugar no futsal e ainda garantiram medalhas no xadrez e canoagem.
No futsal, os jogadores da Escola Antônio Paulo de Souza - APAE de Siqueira Campos, fizeram bonito e, com direito a goleada, conquistaram o ouro na modalidade DI. O professor Silvano Monteiro, treinador da equipe, falou sobre o trabalho com os atletas. “É um projeto de inclusão por meio do futsal que temos desde 2002. Os alunos fazem treinos semanais e, quando vamos disputar uma competição, também temos treinos extras, como foi o caso da nossa preparação para jogar aqui em Londrina”, disse o professor.
Silvano também falou a importância do esporte no desenvolvimento destes atletas como pessoa. “O esporte tem influência direta na formação do caráter e qualidade de vida destes alunos. Além dos benefícios à saúde que a prática esportiva traz, é uma forma de criar e fortalecer os laços através da socialização com outros atletas”, destacou. Ele ainda agradeceu o apoio que o Poder Público do município desempenha ao esporte paradesportivo de Siqueira Campos.
Outro destaque de Siqueira Campos foi a atleta Mariane de Souza Ribeiro que conquistou o ouro na canoagem KL2 200 metros e levou o nome do município para o lugar mais alto do pódio. Ela ainda garantiu o segundo lugar geral da modalidade.
Na disputa com os melhores enxadristas do Paraná, os atletas Kleiton e Jamiro também conquistaram medalhas. Kleiton ficou em segundo lugar e Jamiro conquistou o bronze para Siqueira Campos.
A Apae Tio Teófilo de Ibaiti também esteve presente no Parajaps e os alunos Weverson e Raissa foram destaques da modalidade Golf7. A professora Suzana Aparecida dos Santos falou sobre a participação dos atletas da escola nos jogos em Londrina. “Eu vejo como uma experiência positiva, pois para os alunos, principalmente das Apaes, ter a oportunidade de participar de um evento desse só tem a acrescentar na vida deles. Conhecer novas pessoas e novos lugares mostra para eles que podem vencer novos desafios. Eles conhecem outros atletas e melhora muito na socialização. Trabalha o lado emocional e afetivos deles”, explicou.
A galerinha de Pinhalão também esteve presente na disputa do futsal, mas a alegria rolou solta na hora de passear e conhecer a cidade. “Os nossos atletas amaram a experiência de conhecer um lugar novo, novas pessoas e fazer novas amizades. Tudo é muito novo para eles, o humor muda e é só alegria. Quando saíram da quadra fomos passear e eles conheceram o shopping, uma experiência única que trouxe muita alegria para todos nós”, comentou o monitor Matheus Silva da Apae Nova Vida.
A 10ª edição dos Jogos Paradesportivos do Paraná (PARAJAPS) é promovida pelo Governo do Estado por meio da Superintendência Geral do Esporte, com apoio da Prefeitura de Londrina e Fundação de Esportes de Londrina (FEL).
Mín. 13° Máx. 28°